O empreendedorismo é incontestável para o desenvolvimento do país, principalmente no âmbito econômico, pois ajuda as sociedades a prosperarem seja na geração de novos postos de trabalho formais, na criação de produtos e serviços para o mercado, entre outras possibilidades.
Conforme dados do IBGE, em 2021, apesar de ser um período de incertezas e instabilidade econômico-financeira devido à pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro atingiu R$ 8,7 trilhões, obtendo crescimento de 4,6% em relação a 2020. Houve crescimentos em setores como indústria (4,5%) e serviços (4,7%), e queda na agropecuária (-0,2%).
Cabe salientar que o PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano, ou seja, não é o total da riqueza existente. Para o seu cálculo são utilizados diversos dados, como: IBGE, Banco Central, Secretaria da Receita Federal e FGV.
Em consonância com o cenário positivo, segundo o levantamento do Sebrae, em 2021, foram abertas mais de 3,9 milhões de micro e pequenas empresas (também chamadas de MPE), obtendo crescimento de 19,8% em relação a 2020. Deste total, 3,1 milhões optaram pelo enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI); 682,7 mil como Microempresas (ME); 121,9 mil como Empresas de Pequeno Porte (EPP).
A principal escolha para quem quer começar a empreender tem sido o Microempreendedor Individual (MEI), pois, nesta modalidade, há desburocratização de abertura, baixo custo de carga tributária e faturamento anual máximo de R$ 81 mil. As Microempresas (ME) são aquelas que têm faturamento anual de até R$ 360 mil ou empregam até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 na indústria. Já as Empresas de Pequeno Porte (EPP) têm faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou empregam de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 na indústria, assim respectivamente.
No entanto, abrir e cuidar de uma empresa principalmente as micro e pequenas empresas já não era nada simples, que dirá com os novos desafios acelerados pela pandemia, assim listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer. São elas:
– Definir produtos ou serviços atrativos para as personas e lucrativos para a empresa;
– Identificar o posicionamento e diferenciais da empresa;
– Definir e revisar preços e custos dos produtos ou serviços;
– Separar as finanças pessoais das profissionais;
– Elencar quem são as personas (atuais e potenciais), e identificar suas características, hábitos e costumes;
– Melhorar a presença de marca principalmente digital, aprimorando os pontos de contato;
– Selecionar os canais mais pertinentes para a empresa e as personas;
– Produzir fotos e vídeos mais humanizados e padronizados;
– Separar recursos para novos investimentos ou imprevistos;
– Analisar os atributos competitivos da concorrência;
– Investir tempo e recursos em conhecimento complementar para você e sua equipe tanto nos ambientes presenciais quanto online;
– Criar e rever processos internos para aprimoramento constante do trabalho;
– Dar feedbacks para sua equipe;
– Fazer networking e criar alianças estratégicas;
– Selecionar e acompanhar os indicadores financeiros, de marketing, vendas, dentre outros;
– Ser sempre curioso, e buscar o novo e o diferente;
– E nunca se contentar com as “verdades absolutas”.
Bora prosperar? Entre em contato conosco, nós lhe ajudamos nesta caminhada!