A produtividade é a capacidade de realizar o máximo de tarefas com o mínimo possível de recursos. Ela normalmente está conectada ao equilíbrio entre a quantidade e a qualidade do trabalho realizado, tendo como indicativo itens, como: tempo, dinheiro, recursos físicos e pessoais. No entanto, para um profissional ser produtivo é preciso organização para priorizar as tarefas mais importantes e urgentes, planejamento e acompanhamento da execução, e disciplina para evitar a procrastinação. Ou seja, não precisa estar o tempo todo dando 100% de si nem realizar todas as tarefas correndo para logo fazer a próxima.
Atualmente, existem dois tipos principais de produtividade: coletiva e individual. A produtividade individual exige mais disciplina, pois envolve a questão da responsabilidade pessoal de cada profissional no momento de saber separar tarefas da vida particular e do trabalho. Já a coletiva é mais complexa, pois envolve o gerenciamento de pessoas com diferentes personalidades e capacidades produtivas.
As principais vantagens da produtividade são:
– Mais agilidade e eficiência;
– Economia de recursos;
– Redução de custos na produção;
– Mais foco e criatividade.
Vamos melhorar seus hábitos e costumes? Se precisar de ajuda, conte conosco.