Buzz Marketing: entenda o conceito

UnionCom em 08/09/2022
Buzz Marketing: entenda o conceito

O Buzz Marketing é uma estratégia cujo foco é gerar assuntos sobre as marcas ou seus produtos. O objetivo é fazer com que os consumidores conversem entre si sobre alguma ação realizada por uma empresa recentemente. Isso faz com que o nome dessa empresa fique em destaque, além de fazer com que as pessoas demonstrem mais interesse por ela.

O Termo “Buzz” vem de: burburinho, comentários, animação em torno de um assunto e agitação. Não pode ser esquecido que sim, pode haver um viés negativo em algum momento, porém, como se trata de marketing, é uma abordagem totalmente estratégica.

Um dos principais pontos do Buzz Marketing é o alcance. É claro que será positivo se a campanha puder alcançar um grande número de pessoas. Porém, o foco é a estratégia, ou seja, é necessário haver um perfil muito bem definido. Caso seja alcançado, há a certeza de que as pessoas certas estão falando sobre a campanha da sua empresa.

O Buzz Marketing é quase considerado como uma ciência. Por trás de uma campanha publicitária que vira assunto, há toda uma análise completa de comportamentos e efeitos. Um dos maiores estudiosos sobre o assunto, Mark Hughes criou os seis gatilhos, que são considerados os mais fundamentais nessa estratégia.

– Tabu: é o gatilho ativado quando a campanha fala sobre um assunto “proibido”, porém é no sentido de assuntos controversos, que permitem que pessoas possam escolher lado;

– Incomum: é o gatilho ativado quando é visto que algo foge dos padrões que já conhecemos. Pode ser tanto uma novidade ou um produto que se diferencia dos demais da categoria ou indústria, por ser algo revolucionário;

– Extraordinário: é o gatilho que é ativado quando vemos algo positivamente incrível e os clientes estão verdadeiramente satisfeitos. Dessa forma, não existe tentativa de criar um burburinho em cima de uma marca, mas sim apresentar o produto em si;

– Chocante: é conhecido como o gatilho mais comum. Pois, tudo aquilo que choca as pessoas, gera comentários. Quanto mais chocante, melhor;

– Hilário: é mais um gatilho com o objetivo de chamar a atenção. As pessoas adoram tudo aquilo que as façam rir;

– Segredo: esse gatilho explora a questão da necessidade de participação, pois o medo de perder alguma coisa traz muito engajamento e capta a atenção do consumidor até o momento da revelação.

Qual Buzz sua empresa tem gerado? Construa sua presença representativa! Se precisar de ajuda, entre em contato conosco.

Fale Conosco Agora