Estratégias de precificação

UnionCom em 14/10/2022
Estratégias de precificação

Estratégias de precificação são métodos orientados por dados e pesquisas que podem ser utilizados na hora de definir o preço de um serviço ou produto.

Embora a definição seja simples, para ter uma boa estratégia de precificação é necessário levar em consideração diversos fatores, como, por exemplo, as estratégias dos concorrentes e o posicionamento de sua marca. Por isso, é uma tarefa que demanda muita pesquisa e análise para que se encontre a melhor estratégia para a sua demanda e público-alvo. Uma boa tática de precificação é capaz de influenciar diretamente no sucesso das vendas.

Segue abaixo as principais estratégias de precificação:

– Precificação competitiva: como o próprio nome diz ela é baseada na competição, ou seja, realiza-se análise dos preços dos concorrentes e o estabelecimento de um preço um pouco menor ou um pouco maior do que eles. Esta estratégia é muito superficial e pode significar a perda de boas oportunidades ou até mesmo risco financeiro para o negócio.

– Freemium: é a junção das palavras grátis e premium, em inglês. Esta estratégia é muito utilizada nos dias de hoje por grandes empresas que vendem por assinatura em diversos setores. Os principais exemplos são a Netflix, Amazon, Spotfy, entre outros.

– Skimming: a empresa lança um produto por um preço muito alto, mas baixa com o tempo de acordo com a demanda. É uma estratégia bastante utilizada por empresas de tecnologia e eletrônicos, pois os produtos são lançados com altos preços devido às inovações que trazem.

– Preço de custo acrescido: também conhecido como MarkUp, é a mais clássica e simples forma de definir o preço de um produto. Você faz a conta do custo total para a produção e adiciona a porcentagem do lucro que quer ganhar em cima de cada unidade.

– Precificação baseada em valor: ela é centrada totalmente no consumidor, pois ela define a precificação do serviço ou produto de acordo com o valor agregado ao público-alvo e ao poder de compra dessas pessoas. É um método que pode ser mais eficaz para produtos inovadores ou que estão muito à frente dos concorrentes.

– Preço de Penetração: consiste em lançar um produto ou serviço com um preço bem abaixo dos concorrentes ou grandes descontos para conseguir participação no mercado. É bastante utilizado por novas marcas que estão buscando espaço ou empresas consolidadas que estão entrando em novos mercados.

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