Marketing na Copa: como fazer sem violar propriedades intelectuais

UnionCom em 27/10/2022
Marketing na Copa: como fazer sem violar propriedades intelectuais

A Copa está cada vez mais próxima, marcada para iniciar no dia 20 de novembro, ela conta com diversos patrocinadores oficiais e algumas regras que a sua empresa precisa tomar cuidado, caso você não seja um dos patrocinadores – e não quiser ser processado. A própria FIFA reuniu essas diretrizes e as transformou no Guia de Propriedade Intelectual da FIFA.

Antes de iniciar a sua campanha para a Copa, você precisa ter certeza de que está seguindo este guia direitinho, para evitar receber punições.

Alguns elementos, como por exemplo, nomes, símbolos, e até mesmo fontes, têm o direito de uso exclusivo da FIFA. Por isso, só podem ser usados com finalidade comercial pela federação ou pelos patrocinadores oficiais.

Veja abaixo quais são os elementos protegidos pela FIFA:

– Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;

– Copa do Mundo FIFA;

– FIFA;

– Copa do Mundo ou Copa do Mundo 2022;

– Copa Mundial ou Mundial;

– Qatar 2022 ou Catar 2022;

– 2022;

– Emblema, slogan ou pôster oficial;

– Imagem ou nome da mascote oficial;

– Imagem do troféu oficial;

– Marcas e logos da FIFA;

– Fonte oficial do evento.

A CBF também tem suas restrições, que devem ser evitados em # ou URLs. Elas incluem:

– Emblema da seleção;

– Modelos de camisetas;

– Seleção brasileira.

Porém, ainda é permitido usar os termos Copa e Seleção em suas campanhas.

Aproveitar o embalo da Copa, que acontece a cada 4 anos, é uma excelente oportunidade para se destacar, porém, exige muita criatividade. Confira abaixo algumas dicas:

– Use as cores verde e amarelo: usar as cores da seleção é uma forma de entrar no espírito da Copa. É possível usá-las na home do seu site e peças das redes sociais. Mas é importante levar em consideração a forma como esses tons serão usados, até mesmo para não interferir na sua marca;

– Coloque elementos de futebol: use e abuse dos elementos visuais, como por exemplo, bolas, gramados, apitos, traves e assim por diante;

– Brinque com as seleções participantes: 32 países participam da Copa e as campanhas podem usá-los para criar promoções ou apenas para decorações. Bandeirinhas de cada país ou mesmo pratos com nomes das seleções;

– Use o “futebolês”: termos que são muito usados no futebol podem ser explorados em ações de Marketing que querem aproveitar da Copa para vender mais. Expressões como: driblar, torcer, marcar um gol, aumentar o placar, entre outras podem fazer parte dos textos publicitários, títulos de artigos ou legendas das redes sociais.

Fale Conosco Agora