O Funil de Vendas segue uma estrutura de um funil que existe na vida real, cujo topo é maior e vai se estreitando até a ponta final. Ou seja, ele começa com um grande número de pessoas em potencial e vai diminuindo até que os mais qualificados sejam extraídos para que se tornem, de fato, clientes.
O Modelo de Funil de Vendas demonstra a jornada de compra do cliente, incluindo todas as etapas e gatilhos ligados à transição entre cada estágio. Ele é usado também para dar suporte ao cliente durante a jornada de compra e ajudar na transição entre as etapas do funil até pós-venda. Dessa forma, para educar os clientes e fazer com que avancem na jornada de compra é preciso criar conteúdo relevante para as suas necessidades em cada etapa do processo.
O Funil de Vendas tornou possível segmentar o perfil de interesse e entender as necessidades dele em cada momento da jornada de compra.
O Funil de Vendas é dividido em 4 estágios, sendo eles:
– Visitantes;
– Leads;
– Oportunidades;
– Vendas.
As etapas do Funil de Marketing:
– Topo: aprendizado e descoberta
– Meio: reconhecimento do problema e consideração da solução;
– Fundo: decisão de compra.
Normalmente, a jornada de compra se inicia quando o interessado descobre que tem um problema, passa pelas etapas de reconhecimento desse problema e consideração de solução até chegar à decisão de compra. Assim sendo, antes de criar um Funil de Vendas identifique a jornada de compra feita pelo seu prospect. Se precisar de ajuda, conte conosco nesta caminhada!