KPI – Key Performance Indicator – em tradução livre, Indicador-chave de performance. É uma das formas utilizadas para fazer a medição de uma ação, ou conjunto de iniciativas, estão atendendo aos objetivos propostos pela marca.
São diversos os indicadores que podem ser medidos. O fluxo de informações é constante e o ponto principal é saber quais serão os indicadores medidos.
Se você quer medir quantas páginas do seu blog foram vistas por um visitante, esse resultado será dado por um número. Mas, se o seu interesse é saber a taxa de rejeição de uma página, essa informação será dada por porcentagem.
Vale lembrar que KPI não é o mesmo do que métrica, porém, a métrica pode se tornar um indicador-chave de performance.
Os KPIs são indicadores de extrema importância para sua marca e seu objetivo, já a métrica é algo a ser medido. Caso a métrica seja algo relevante, ela pode virar um indicador-chave.
Os KPIs estão diretamente ligados aos objetivos da sua marca, pois são eles que medem a performance de cada um dos objetivos. Confira abaixo as 5 características de um bom KPI:
– Disponibilidade para ser mensurado;
– Importância para a base do seu negócio;
– Relevância;
– Ajudar em escolhas inteligentes;
– Ter periodicidade.
Existem 3 categorias de KPIs:
– Primários: leads, tráfego, custo de aquisição por lead, taxa de conversão, receita total e receita por compra.
– Secundários: custo por lead em cada estágio do funil, assinantes da newsletter, assinantes do blog, visitas recorrentes no blog, custo por visitantes, origem do tráfego, preço médio por transação.
– Práticos: pageviews, páginas/visitas, bounce rate, melhores landing pages. Pagerank, palavras-chave mais pesquisadas, conteúdos mais lidos/visitados, tráfego, visitantes e interações sociais.