Marketing Viral é uma estratégia cujo foco é na criação de alguma peça ou campanha que consiga viralizar, ou seja, que tenha alto índice de compartilhamento nas redes. Esse nome surgiu devido à forma como os consumidores espalham as informações sobre um produto, serviço ou marca com outras pessoas em suas redes sociais.
A base do Marketing Viral é o famoso boca a boca, porém, com a tecnologia moderna, esse efeito viral ganhou muito mais poder, com muito mais conteúdo relevante e atraente sendo produzido e compartilhado.
A principal vantagem desta categoria é fazer com que o público “trabalhe” como o divulgador do seu conteúdo. Essa estratégia é a mais interessante para o negócio, pois não tem custo algum para o empreendedor, já que ele serve como uma forma de divulgação espontânea que ocorre de maneira natural. Com isso, o resultado esperado é um alto grau de compartilhamento e um grande alcance em tempo bem curto.
Confira abaixo algumas dicas de como fazer Marketing Viral:
– Conheça o seu público: tenha em mente que ele não será o mesmo para sempre, para cada ação que você fizer, o seu público poderá mudar;
– Analise as mídias sociais: olhe para o conteúdo que tem o melhor desempenho, monitore e analise os resultados alcançados nas redes sociais. O engajamento do público se dá através dos trending topics, as hashtags, o tráfego-pago, cliques e outras métricas;
– Planeje a mensagem do Marketing Viral: você não pode planejar o suficiente para prometer que o seu material se tornará um viral, mas você precisa garantir que a sua mensagem seja bem clara e de fácil compreensão;
– Faça uma boa escolha da imagem: é normal que as coisas que se tornam virais sejam mais visualmente atrativos, por isso, adicionar vídeos ou imagens em uma campanha;
– Apele para emoções: ao planejar suas estratégias, não esqueça de trabalhar o lado emocional, seja bem-humorado, romântico ou até mesmo triste, o importante é mexer com o sentimento do seu público;
– Forneça informações confiáveis: não é incomum que o público desconfie de informações devido à quantidade de conteúdo que se encontra por aí. Por isso é muito importante apresentar dados, pesquisas, estatísticas e fontes.
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