O Briefing é um documento que atua como guia para que um projeto seja executado. Nele há dados e informações sobre a empresa, o mercado de atuação, dentre outros.
Com esse documento, a equipe envolvida terá um direcionamento mais preciso para a realização do trabalho e desenvolvimento dos planos de ação.
O Briefing contribui para melhorar processos como:
– Organização: ele reúne todas as informações que são relevantes para que o projeto possa ser desenvolvido da melhor forma possível.
– Assertividade: tendo um melhor conhecimento sobre a empresa, mercado, público e objetivos do projeto a ser desenvolvido, torna-se possível ser mais assertivo ao tomar decisões e permite que os resultados desejados sejam alcançados.
– Direcionamento: guiará todas as ações da equipe, munindo de informações que deverão ser utilizadas na execução do projeto.
A importância do Briefing está no direcionamento das ações para que seja evitado que a equipe envolvida se perca no meio do caminho e acaba tempo, desperdiçando recursos em ações menores ou desnecessárias.
Para elaborar um Briefing é necessário:
– Dados da empresa;
– Informações sobre o produto;
– Conhecer o público;
– Ter dados sobre o mercado de atuação;
– Ter informações sobre a concorrência;
– Definir seus objetivos;
– Definir o orçamento;
– Definir o cronograma.
Não pule essa fase do processo de planejamento! Se precisar de ajuda conte conosco, somos impulsionadores de negócios!