O que é Plano de Marketing e como ele pode ajudar seu negócio?

UnionCom em 18/05/2023
O que é Plano de Marketing e como ele pode ajudar seu negócio?

De acordo com um dos gurus do Marketing, Philip Kotler, o Plano de Marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Ou seja, além de ser uma ferramenta vital para o seu sucesso, este documento serve como um guia para toda a equipe, pois nele são elencados normalmente a situação atual do negócio e do mercado ao qual está inserido, bem como definidos objetivos, metas, personas, posicionamento, estratégias, plano de ação conforme mix mercadológico, orçamentos e métricas.

O Plano de Marketing está vinculado à gestão do negócio. Ele é parte do planejamento tático, que conecta o estratégico (mais amplo e de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas e de curto prazo). Ele ajuda a embasar a tomada de decisões a partir de dados, pesquisas e análises; otimizar os investimentos de marketing; melhorar a comunicação interna, a motivação e integração entre a equipe; mapear cenários, identificar oportunidades e minimizar ameaças; gerar resultados de curto, médio e longo prazo; dentre outros.  

Muitos empresários iniciam suas atividades sem ter a noção completa do marketing e do quão ele é importante. A maioria dos gestores quer divulgar seus produtos, atrair clientes e criar um relacionamento com eles, mas são raros os que planejam antes de executá-los. Alguns até identificam algumas ideias, mas não as escrevem no papel nem sozinhos nem em conjunto com suas equipes para que fiquem claras, tangíveis e façam sentido, dificultando assim suas execuções.

Precisa de ajuda nessa construção? Conte conosco nesta caminhada. Aqui na Urbim lhe ajudamos tanto no planejamento quanto na execução e no acompanhamento.

Fale Conosco Agora