Inovação e futuro são dois termos que sempre estão interligados, principalmente quando falamos sobre empreendedorismo. Afinal de contas, as melhores ideias de empresas também são inovadoras.
É muito comum observar o surgimento de novas empresas e elas sendo as primeiras de seu nicho. Tudo isso começa com apenas um empreendedor, as chances da empresa dar certo são altas.
Mas, o que esperar do empreendedorismo do futuro? Confira abaixo algumas tendências:
– Foco na qualidade: muitas marcas já tem essa preocupação hoje, mas no futuro será mais intensificado. Algumas empresas, já estão trabalhando para entregar serviços e produtos com cada vez mais qualidade;
– Mulheres cada vez mais presentes: a tendência é que cada vez mais o empreendedorismo feminino ganhe mais força e presença. As mulheres vêm quebrando as barreiras do machismo e sexismo que ainda imperam no mundo corporativo. Num futuro próximo espera-se uma inovação em produtos e serviços desenvolvidos pelas mulheres;
– Humanização: hoje já considerado um dos pilares principais de muitas organizações. No futuro esperam-se produtos e serviços que proporcionem soluções humanizadas. Até a área do atendimento receberá mais atenção, principalmente adotando um nível extra de cuidado no momento de escolher palavras;
– Inovação frequente: a tendência é que empresas busquem por inovações frequentemente. Processos de identificação de falhas, planejamentos, melhorias e programas que avaliem a qualidade estarão sempre em alta;
– Sustentabilidade e meio ambiente: ser sustentável é conseguir proporcionar soluções que recompõem sem agredir a natureza. Isso levará à criação de novos materiais, processos industriais e alternativas recicláveis, ou seja, que contem com valores internos de preservação;
– Pioneirismo e responsabilidade social: surgirão empresas pioneiras em solucionar novos problemas, junto às visionárias, cujo foco estará voltado para solucionar problemas do passado. Todas essas mudanças estarão unidas com a responsabilidade social e o esperado é que cada vez mais esse processo seja intensificado pelas marcas;
– Espaços flexíveis e descentralizados: graças à internet é possível trabalhar de qualquer lugar e, sempre que necessário, há possibilidade também de locação de escritório compartilhado (coworking). Acredita-se que no futuro muitas empresas nasçam inclusive dentro desses ambientes colaborativos.
E você tem alguma expectativa diferente? Conte-nos!