Criado por Jerome McCarthy em 1960 e popularizado por Philip Kotler, os 4 Ps ou Composto de Marketing, apesar de já atravessar décadas, é uma ferramenta que orienta o planejamento das empresas e faz com que as estratégias e ações sejam coerentes e efetivas!
Quais são os 4 Ps?
– Produto: é o que você oferta. Aqui é necessário descrever detalhes dos produtos e/ou serviços, como: características, funcionalidades, aplicações, diferenciais e etc.
– Preço (de venda): aqui deve ser levado em consideração custos diretos e indiretos, margem de lucro desejada, prazos e descontos. Mas não esqueça de compará-los com a concorrência e observar a aceitação dos clientes.
– Promoção: é como você oferta. Aqui é necessário identificar quais canais de divulgação sua persona utiliza.
– Praça: é onde você oferta. Aqui é necessário identificar onde a persona costuma buscar pelo seu produto e/ou serviço, como: loja física e/ou on-line, canais de distribuição e armazenamento, etc.
Os 4Ps auxiliam as empresas a aumentar suas vendas, dão um norte para as campanhas e, ainda por cima, ajudam a conquistar e fidelizar mais clientes de forma mais assertiva. Quanto mais informações forem coletadas, melhor será a análise.
Gostou do nosso conteúdo? Curta, comente e compartilhe! Se precisar de ajuda, conte conosco nesta caminhada.